Os designers estão apostando que o consumidor vai querer guardar um
pedacinho das Olimpíadas e já lançaram uma variedade de acessórios inspirados
no tema. O principal elemento?
Os designers estão apostando
que o consumidor vai querer guardar um pedacinho das Olimpíadas e já lançaram
uma variedade de acessórios inspirados no tema. O principal elemento? Símbolos
chamativos, geralmente na forma da bandeira britânica e dos anéis olímpicos.
Embora a maioria das marcas não
esteja afiliada às Olimpíadas, a fabricante de relógios suíça Omega assumiu o
papel oficial de "controladora" do tempo dos Jogos, o que significa
colocar uma equipe de 450 profissionais cronometrando tudo através do Quantum
Timer e do Quantum Aquatics Timer, dispositivos que conseguem quantificar até
um milionésimo de segundo. E há também a pegada do consumidor, claro: mesmo sem
oferecer tamanha precisão, o relógio de pulso de aço inoxidável, ouro amarelo e
pulseira de couro de jacaré da edição limitada da Omega transpira elegância. Os
relógios, que foram lançados em abril, trazem o emblema dos Jogos de Londres de
fundo.
"A Olimpíada é a vitrine
esportiva de maior destaque do mundo; é óbvio que há um apelo enorme nos itens
relacionados a ela", declarou o presidente da Omega, Stephen Urquhart.
Outras marcas preferem apostar
na bandeira britânica. Embora já seja usada por estilistas do mundo todo há
tempos, o motivo agora virou febre e aparece em tudo, desde tacos incrustados
de cristal a ousadas minaudières e slippers cheios de tachinhas.
"Como designer britânica,
é ótimo ver o mundo inteiro com os olhos voltado para Londres", confessa
Lulu Guinness, que forrou sua clutch tradicional em forma de lábios com couro
de cobra. "A cidade está coberta de bandeiras; começou com as festividades
do Jubileu e agora as Olimpíadas – sem dúvida, é o seu ano."
Além da bandeira, outro
elemento também muito explorado são os anéis olímpicos, símbolo visual
onipresente na capital inglesa. E os designers estão descobrindo os meios mais
surpreendentes de incorporar o desenho clássico em suas peças: Cesare Paciotti
colocou uma versão em pink na lateral de seu Lady Victoria branco, disponível
apenas em sua boutique da Avenida Madison, em Nova York, a partir do início de
junho.
"O próprio sapato
representa o casamento perfeito entre o espírito da mulher sensual e o símbolo
máximo do espírito esportivo", definiu Paciotti.
Anya Hindmarch preferiu ser
mais sutil, usando-o como detalhe na sua versão da clássica alpargata de lona e
sola de borracha. Criada em parceria com a empresa de materiais esportivos
Dunlop, a versão da Hindmarch é luxuosa, também feita em lona, mas também em
pele de avestruz e pelica, com buracos coloridos para imitar os anéis. Os
sapatos superdecorados foram lançados para compra (exclusivamente na loja da
Hindmarch de Londres ou pelo site da designer) a partir de julho.
"Acho que todo mundo gosta
de guardar uma lembrança de um momento especial para mostrar que
participou", diz ela. "E eu ainda tenho sorte de conferir de
perto!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário