O mundo de Vênus
A pesquisa qualitativa “O mundo de Vênus”, desenvolvida pela Shopper
Experience, revela como seria, hipoteticamente, um mundo construído pelas mulheresbrasileiras.
Com foco na análise das relações de
consumo e comportamento, a pesquisa mostra o que as mulheres pensam sobre o
atendimento ao cliente prestado por bancos, concessionárias e supermercados – e
como seriam esses estabelecimentos no mundo feminino.
Antropólogos evolucionistas do século
19, fortemente influenciados pelas ideias do suíço Johann Bachofen, defenderam
a existência de organizações sociais femininas, as sociedades matriarcais. Com
a introdução do princípio de propriedade privada, o modelo matriarcal ruiu,
abrindo espaço para a consolidação do patriarcado. Entretanto, o mundo
contemporâneo dá sinais de que o poder está
voltando para as mãos femininas – pelo menos, no tocante ao consumo.
Hoje, as mulheres são responsáveis, em
média, por 66% das decisões de compra nos lares brasileiros, movimentando cerca
de R$ 1,3 trilhão por ano. Entre as decisões de consumo – que têm impacto nas
compras da família – estão alimentação, plano de saúde, vestimenta e educação.
Mas, qual é a relação que as mulheres mantêm com o consumo e como seria o
atendimento ao cliente em uma sociedade construída por elas? Para responder a
essas questões, a Shopper Experience conduziu uma pesquisa com mulheres
paulistanas.
Um dos destaques dessa pesquisa
qualitativa foi a criação de um focus group – composto por paulistanas das
classes A e B, com idades entre 25 anos e 42 anos. Em uma segunda etapa, as
respostas e dinâmicas do grupo foram analisadas e comparadas com experiências
pessoais das profissionais de destaque nos segmentos no qual atuam que
integraram um comitê especial, formado por Cristiane Paixão (Fiat); Gisela
Constantini (General Motors); Claudia Neves (Grupo Fleury); Carolina Rocha
(Grupo Pão de Açúcar); Jaqueline Marzola (Mercedes Benz); Tanyze Marconato
(Porto Seguro); e Patrícia Abreu (Anhanguera) – mediado por Stella Kochen
Susskind, presidente da Shopper Experience e uma das principais especialistas
brasileiras em atendimento ao cliente.
“A seleção criteriosa das participantes
do comitê especial – mulheres que assumem postos de liderança em diferentes
segmentos – foi determinante para termos uma pesquisa relevante, que aponta o
que as mulheres pensam sobre o atendimento ao cliente prestado por bancos,
concessionárias e supermercados, além de revelarem como seriam esses
estabelecimentos em um mundo criado por elas”, detalha a executiva.
Segundo a coordenadora da pesquisa, a
insatisfação com produtos e serviços é maior entre as mulheres – até por uma
questão matemática. São elas que, diariamente, tomam grande parte das decisões
de consumo da família. A pesquisa mostra que essa insatisfação alcança
patamares elevados pela própria natureza da mulher. “Quando compra um produto
alimentício para os filhos, por exemplo, se a marca não cumprir o que promete,
essa consumidora vai até as últimas instâncias para reclamar e fazer valer os
seus direitos. Além disso, o alto poder influenciador entre amigos, familiares e nas redes sociais pode comprometer a
imagem das marcas”, analisa.
Stella acrescenta que essas mulheres
estão educando novos consumidores. “Para elas, a educação dos filhos é pautada
pelo ensino de valores morais; respeito ao próximo e a si; e sustentabilidade.
É nesse contexto que está o consumo responsável”, afirma a especialista.
Por Stella Susskind -
www.shopperexperience.com.br
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