terça-feira, 7 de agosto de 2012

Olimpíada: o fascínio está nos acessórios


Os designers estão apostando que o consumidor vai querer guardar um pedacinho das Olimpíadas e já lançaram uma variedade de acessórios inspirados no tema. O principal elemento?




Os designers estão apostando que o consumidor vai querer guardar um pedacinho das Olimpíadas e já lançaram uma variedade de acessórios inspirados no tema. O principal elemento? Símbolos chamativos, geralmente na forma da bandeira britânica e dos anéis olímpicos.

Embora a maioria das marcas não esteja afiliada às Olimpíadas, a fabricante de relógios suíça Omega assumiu o papel oficial de "controladora" do tempo dos Jogos, o que significa colocar uma equipe de 450 profissionais cronometrando tudo através do Quantum Timer e do Quantum Aquatics Timer, dispositivos que conseguem quantificar até um milionésimo de segundo. E há também a pegada do consumidor, claro: mesmo sem oferecer tamanha precisão, o relógio de pulso de aço inoxidável, ouro amarelo e pulseira de couro de jacaré da edição limitada da Omega transpira elegância. Os relógios, que foram lançados em abril, trazem o emblema dos Jogos de Londres de fundo.

"A Olimpíada é a vitrine esportiva de maior destaque do mundo; é óbvio que há um apelo enorme nos itens relacionados a ela", declarou o presidente da Omega, Stephen Urquhart.

Outras marcas preferem apostar na bandeira britânica. Embora já seja usada por estilistas do mundo todo há tempos, o motivo agora virou febre e aparece em tudo, desde tacos incrustados de cristal a ousadas minaudières e slippers cheios de tachinhas.

"Como designer britânica, é ótimo ver o mundo inteiro com os olhos voltado para Londres", confessa Lulu Guinness, que forrou sua clutch tradicional em forma de lábios com couro de cobra. "A cidade está coberta de bandeiras; começou com as festividades do Jubileu e agora as Olimpíadas – sem dúvida, é o seu ano."
Além da bandeira, outro elemento também muito explorado são os anéis olímpicos, símbolo visual onipresente na capital inglesa. E os designers estão descobrindo os meios mais surpreendentes de incorporar o desenho clássico em suas peças: Cesare Paciotti colocou uma versão em pink na lateral de seu Lady Victoria branco, disponível apenas em sua boutique da Avenida Madison, em Nova York, a partir do início de junho.
"O próprio sapato representa o casamento perfeito entre o espírito da mulher sensual e o símbolo máximo do espírito esportivo", definiu Paciotti.

Anya Hindmarch preferiu ser mais sutil, usando-o como detalhe na sua versão da clássica alpargata de lona e sola de borracha. Criada em parceria com a empresa de materiais esportivos Dunlop, a versão da Hindmarch é luxuosa, também feita em lona, mas também em pele de avestruz e pelica, com buracos coloridos para imitar os anéis. Os sapatos superdecorados foram lançados para compra (exclusivamente na loja da Hindmarch de Londres ou pelo site da designer) a partir de julho.

"Acho que todo mundo gosta de guardar uma lembrança de um momento especial para mostrar que participou", diz ela. "E eu ainda tenho sorte de conferir de perto!"


  Por Taylor Harris- The New York Times News Service/Syndicate 

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