sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Consumo feminino: Como seria o ''mundo ideal'' construído pelas mulheres paulistanas


O mundo de Vênus



A pesquisa qualitativa “O mundo de Vênus”, desenvolvida pela Shopper Experience, revela como seria, hipoteticamente, um mundo construído pelas mulheresbrasileiras.

Com foco na análise das relações de consumo e comportamento, a pesquisa mostra o que as mulheres pensam sobre o atendimento ao cliente prestado por bancos, concessionárias e supermercados – e como seriam esses estabelecimentos no mundo feminino.

Antropólogos evolucionistas do século 19, fortemente influenciados pelas ideias do suíço Johann Bachofen, defenderam a existência de organizações sociais femininas, as sociedades matriarcais. Com a introdução do princípio de propriedade privada, o modelo matriarcal ruiu, abrindo espaço para a consolidação do patriarcado. Entretanto, o mundo contemporâneo dá sinais de que o poder está voltando para as mãos femininas – pelo menos, no tocante ao consumo.

Hoje, as mulheres são responsáveis, em média, por 66% das decisões de compra nos lares brasileiros, movimentando cerca de R$ 1,3 trilhão por ano. Entre as decisões de consumo – que têm impacto nas compras da família – estão alimentação, plano de saúde, vestimenta e educação. Mas, qual é a relação que as mulheres mantêm com o consumo e como seria o atendimento ao cliente em uma sociedade construída por elas? Para responder a essas questões, a Shopper Experience conduziu uma pesquisa com mulheres paulistanas.

Um dos destaques dessa pesquisa qualitativa foi a criação de um focus group – composto por paulistanas das classes A e B, com idades entre 25 anos e 42 anos. Em uma segunda etapa, as respostas e dinâmicas do grupo foram analisadas e comparadas com experiências pessoais das profissionais de destaque nos segmentos no qual atuam que integraram um comitê especial, formado por Cristiane Paixão (Fiat); Gisela Constantini (General Motors); Claudia Neves (Grupo Fleury); Carolina Rocha (Grupo Pão de Açúcar); Jaqueline Marzola (Mercedes Benz); Tanyze Marconato (Porto Seguro); e Patrícia Abreu (Anhanguera) – mediado por Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience e uma das principais especialistas brasileiras em atendimento ao cliente.

“A seleção criteriosa das participantes do comitê especial – mulheres que assumem postos de liderança em diferentes segmentos – foi determinante para termos uma pesquisa relevante, que aponta o que as mulheres pensam sobre o atendimento ao cliente prestado por bancos, concessionárias e supermercados, além de revelarem como seriam esses estabelecimentos em um mundo criado por elas”, detalha a executiva.

Segundo a coordenadora da pesquisa, a insatisfação com produtos e serviços é maior entre as mulheres – até por uma questão matemática. São elas que, diariamente, tomam grande parte das decisões de consumo da família. A pesquisa mostra que essa insatisfação alcança patamares elevados pela própria natureza da mulher. “Quando compra um produto alimentício para os filhos, por exemplo, se a marca não cumprir o que promete, essa consumidora vai até as últimas instâncias para reclamar e fazer valer os seus direitos. Além disso, o alto poder influenciador entre amigos, familiares e nas redes sociais pode comprometer a imagem das marcas”, analisa.

Stella acrescenta que essas mulheres estão educando novos consumidores. “Para elas, a educação dos filhos é pautada pelo ensino de valores morais; respeito ao próximo e a si; e sustentabilidade. É nesse contexto que está o consumo responsável”, afirma a especialista.

Por Stella Susskind - www.shopperexperience.com.br


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