quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Notas Musicais e Olfativas

Quer algo melhor do que ouvir uma boa música? Harmonizá-la com uma boa bebida! Confira abaixo uma lista de estilos musicais e as bebidas mais indicadas para degustá-los. As dicas são de Jô Barros, sommelière do Arola-Vintetres, de Manoel Beato, do Fasano, e de Tiago Locatelli, do Varanda.


Quando escutar BOSSA NOVA

Beba:
espumante nacional
Por quê? “Nada mais prazeroso que um cantinho, um violão e uma boa dose de borbulhas”, afirma Jô Barros.


Quando escutar JAZZ

Beba:
uísque
Por quê? “Assim como o jazz, os uísques — de preferência os single malt de Speyside ou de Orkney — são elegantes e complexos. Como esse estilo musical, conseguem ser estimulantes e suaves ao mesmo tempo”, conta Tiago Locatelli.



Quando escutar MPB

Beba:
cachaça
Por quê? “Como a MPB se desdobra em vários gêneros, só mesmo a cachaça, com toda sua diversidade de estilos, para acompanhar este som. Como nenhum outro tipo de bebida, ela pode ser envelhecida em inúmeros tipos de madeira, abrangendo o leque musical da MPB”, afirma Manoel Beato.


Quando escutar MÚSICA CLÁSSICA

Beba:
vinho
Por quê? “Só essa bebida consegue se equiparar à música clássica em termos de variedade e complexidade. Tente, por exemplo, Egon Muller Scharzhofberger Auslese enquanto escuta a “9ª Sinfônia”, de Beethoven”, diz Locatelli.



Quando escutar MÚSICA ELETRÔNICA

Beba:
drinques à base de açaí
Por quê? “Para ficar acordado a noite toda na balada, a pessoa precisa de muita energia. Uma boa receita é fazer um drinque com vodca, licor Grand Marnier, um toque de limão siciliano e polpa de açaí batidos com gelo”, afirma Jô.



Quando escutar MÚSICA INDIE

Beba:
vinho rosado
Por quê? “Esse ritmo tem um pouco de rock, um pouco de pop, às vezes é um tanto rústico, outras, uma balada suave. Por isso, o vinho rosado é uma boa opção, pois é um pouco branco e tinto, e desce fácil com certa dose de maciez”, conta Beato.


Quando escutar POP

Beba:
cosmopolitan
Por quê? “Só a aparência do drinque já combina com o estilo da música. Pink, elegante, delicado e saboroso, ele deixa um gostinho de quero mais”, afirma Jô.
 

Quando escutar RAP

Beba:
mojito
Por quê? “Velocidade, agilidade e profusão de palavras. A bebida com rum, gelo e hortelã nos deixa atentos e preparados para os dribles de palavras”, conta Beato.

Quando escutar REGGAE

Beba:
Ponche e Sangria
Por quê? “As duas bebidas são adocicadas e coloridas, combinando com a suavidade sonora e a musicalidade dançante do reggae”, diz Beato.


Quando escutar ROCK CLÁSSICO

Beba:
cerveja
Por quê? “Desde que surgiu, o rock é um estilo acessível e popular como a cerveja. Mas a ideia não é combinar Pink Floyd com uma latinha de uma marca qualquer. Para curtir o álbum ‘Dark Side of The Moon’, por exemplo, uma Ola Bubh 12 é perfeita”, afirma Locatelli.
 

Quando escutar SAMBA

Beba:
chope
Por quê? “A bebida leve, refrescante e com baixo teor alcoólico combina com o ritmo descontraído”, diz Jô




Fonte:Revista Veja

Minha sugestão: Música La Vie en Rose(Edith Piaf) com uma taça do Rosé Domaine de la Mordurée, de Tavel ( AOC ) ao sul do Rhone.



Nenhum comentário:

Postar um comentário