segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

DICA DE VIAGEM: BODRUM – TURQUIA - Parte 1


Mesmo quem nunca ouviu falar em Bodrum, cidade localizada na península homônima da costa sul do Mar Egeu, na Turquia, na tardará em registrar na memória alguns de seus atributos e títulos. Afinal, não são poucos originalmente chamada Halicarmasso de Caria, berço de Heródoto, o Pai da História, foi disputada por persas, bárbaros e otomanos, entre outros povos, e dominado por conquistadores do peso de Alexandre, o Grande. Mas Bodrum entrou definitivamente para o mapa-múndi por causa de seu principal rei, Mausolo, que após sua morte teve ali construído, pela irmá e esposa Artemísia, um monumental túmulo nomeado Mausoléu, que, aliás, deu origem ao termo e está incluído entre as Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
Dados históricos à parte (ao menos por ora!), o fato é que esse trecho do litoral turco que olha para a Grécia ganhou fama internacional de umas décadas para cá graças as suas águas cristalinas e azuis, que variam do marinho profundo ao turquesa e são contornadas por imponentes encostas rochosas, onde estão instalados desde exemplares da alta hotelaria até pequenos e charmosos restaurantes. Então, não bastasse o espetáculo visual, encontram-se aqui e ali endereços tão escondidos quanto exclusivos, lugares mais que perfeitos para momentos de contemplação e relax. Uma vida de monarca que os turistas dividem com pescadores, mergulhadores e navegantes, todos com as atenções voltadas para as riquezas que provêm do belo Egeu. Bodrum se traduz, enfim, como um convite irrecusável ao dolce far niente – à beira-mar e, ressalta-se, com pitadas bem temparadas da cultura e simpatia turcas.



Fonte: revista Le Lis Blanc Deux

Um comentário:

  1. Olá. Parabéns pelo blog! Estou indo para Bodrum, Santorini e Mykonos em 20 dias. Estou numa dúvida cruel - O que vc preferiu: Bodrum ou Mykonos? Como os ferries só tem dia sim dia não, ou fico 4 dias em Bodrum ou 4 em Mykonos. Qual vc escolheria? Rs. Obrigada!

    ResponderExcluir