segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Do sul da Itália, prazeres intensos


Google Imagens


Dar uma volta pelo sul da Itália nunca é uma ideia ruim. E se você estiver sem tempo de chegar até lá, garanto que é possível dar essa voltinha em algumas taças.
Em comum, o sul tem o clima mediterrâneo que banha quase todas as regiões, enchendo suas uvas de calor, dando vinhos plenos em álcool, ricos por natureza. Os tintos são potentes e os brancos cremosos.

Claro, nem tudo é cor-de-rosa. As regiões produziram, por décadas, muita quantidade de vinho diluído, evidenciando pouco do caráter que elas têm potencial para produzir.
Depois, vinícolas investiram em uvas internacionais, mais conhecidas, para chamar a atenção. Hoje, as coisas vêm mudando, e as uvas locais são protagonistas, oferecendo uma gama quase infinita de sabores.

Dos brancos, a Campania tem uma das maiores expressões: a uva greco. Nos solos chamados de "tufo", dá brancos amplos e minerais na denominação de origem que leva seus nomes, Greco di Tufo. Gigantes.

Na Calábria, um estilo tão curioso quanto apetitoso de tinto leve é produzido: a uva gagliopo dá vinhos suculentos e leves que jorram nas taças nos verões abafados de sua costa mais oriental.

A Sicília é, sem dúvida, a região que gera mais curiosidade. Talvez por "O Poderoso Chefão" ou pela presença imponente do Etna. A uva nero d'avola reina, com seus vinhos densos, apimentados, cheios de frutas e toques de bom vermute.

E a Sardenha, colonizada pelos espanhóis, tem uvas que remetem a esta herança. Cannonau é a garnacha e seus vinhos são densos, cheios, com frutas negras no aroma, puro prazer. Que tal uma volta por lá?
Greco di Tufo Vesevo 2010
Maracujá maduro e pedra de isqueiro. Cheio, ótima acidez

Cannonau di Sardegna i Fiori Pala 2009
Ervas secas, couro e fruta. Delicioso, com taninos fundidos

Fatasciá Nero d'Avola 2009
Fruta e tabaco. Cheio de sabor e com taninos firmes

Puglia Primitivo Feudi di San Gregorio 2009
Bem frutado, lembra morangos maduros no nariz e em boca

 Por Alexandra Corvo

Nenhum comentário:

Postar um comentário