quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Mulheres independentes


Por que cada vez mais mulheres maduras não querem se casar?

                                       Google Imagens





Desde que o mundo é mundo o papel da mulher na sociedade foi sempre o mesmo: crescer, encontrar um marido, ter filhos e ser uma dona de casa perfeita.  Mas as coisas estão mudando. E o mundo não é mais o mesmo.  O homem ideal de hoje em dia já não é tão perfeito assim e a vida e o casamento dos sonhos podem ir por água baixo. Mais comum do que pode parecer hoje em dia, algumas mulheres maduras bateram o pé e resolveram ser felizes de uma vez por todas. Sozinhas.

Antes, a mulher vivia para encontrar um parceiro para a vida e só seria feliz se fosse ao lado dele. Mas, hoje, muita coisa mudou. De acordo com a psicóloga e psicoterapeuta Fernanda Mion, "o mercado de trabalho expandiu para as mulheres, que se destacam cada vez mais e ganham espaços que até então eram somente dos homens. Esta conquista atraiu o gosto de um determinado número de mulheres que prioriza os estudos e a carreira e prorrogou o tempo para se formar uma família".

E não é só porque uma mulher resolve adiar os planos de casamento ou simplesmente escolhe não casar-se que todos os seus relacionamentos serão superficiais. Não é a aliança no dedo que determina o grau de envolvimento de um casal. "Conhecer-se bem e saber quais são as suas prioridades farão com que a mulher seja feliz independente de qual seja o seu estado civil. Acredito que não é a idade da mulher que determinará o grau de envolvimento nos relacionamentos, mas sim a maturidade em sua personalidade", diz Fernanda.

As mulheres maduras de hoje são bonitas, cheias de energia e querem mais é ser felizes. Por isso, a busca pela independência pode ser um dos fatores que as leva a não quererem mais subir ao altar. Fernanda diz que "mulheres maduras já não pensam em casar-se por diversos motivos. Além da busca pela independência e algum trauma de relacionamento anterior, ainda há certas coisas que possam impedir a mulher de se envolver novamente, como, por exemplo, preocupações excessivas com opiniões dos filhos, familiares, amigos, vizinhos, etc.".

Escolher não casar pode ser uma opção de vida sim, mas é preciso conhecer bem suas razões. As mulheres independentes devem ficar atentas se não há algum outro motivo por trás do receio de uma união. "Além do medo das críticas sociais, há outras mulheres que demonstram falta de autoestima e confiança, que não se sentem merecedoras de serem felizes novamente ou de conquistar alguém. Há, ainda, o medo ou ansiedade, que se exprimem com pensamentos que as impedem de tomar ações, como ficar se perguntando 'será que vai dar certo?'", alerta a psicóloga.

Como saber se a escolha de continuar sozinha é a decisão correta? Não é muito fácil de determinar isso, mas a resposta acaba sendo bastante simples. "Acredito que as vantagens poderão ser sentidas quando a mulher que tomou a decisão de não se casar está bem com ela mesma e com sua opção. Assim, seus sentimentos irão ao encontro da sua filosofia de vida. E a felicidade acaba sendo algo totalmente natural, uma consequência daquela opção que a mulher fez ao escolher viver sozinha", conclui Fernanda.

http://www.maisde50.com.br/espaco.gif
Por Ilana Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário