segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Diamante: Vem do grego "adamas"


O diamante é a única gema constituída por apenas um elemento, o carbono, deve a sua beleza à propriedade de alta refração e dispersão da luz, que o torna cintilante e quase dotado de brilho próprio, com um apreciado jogo de cores iridescente denominado “fogo”. Relacionado pela crença antiga a força e a eternidade do amor.
Conhecido há mais de três mil anos foi descoberto na Índia nos anos 800 a 600 AC, No Brasil foi a primeira pedra preciosa a ser explorada. O país já foi o maior produtor de diamantes do mundo desbancando a Índia, atualmente a África do Sul ocupa este posto. No Brasil existem jazidas de diamantes em Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Tocantins.
Podem se apresentar em diversas cores, desde o incolor, passando por amarelo, castanho, verde, azul, cinza laranja, rosa, roxo e o vermelho considerado o mais raro de todos, sendo que em 30 anos de certificações o GIA nunca registrou um que fosse vermelho puro. Internacionalmente há um padrão para avaliar um diamante chamado de 4 C’S, Colour (cor), Clarity (pureza), Cut (lapidação) e Carat (peso).
“Moussaieff Vermelho” foi o diamante encontrado em meados dos anos 90, em Manhuaçu, Minas Gerais, e originalmente possuía 13,90 ct. Identificado pelo GIA, Instituto Americano de Gemologia, como o maior e a mais rara cor vermelho encontrado na natureza.

Cuidados com a gema: o diamante possui clivagem perfeita e se parte em superficiais planas e definidas.
Ao contrario do que muitos pensam o diamante é apenas muito resistente ao risco, mais extremamente frágil em relação à tenacidade, e pode se partir em ligações mais fracas dos planos de clivagem. Cuidados na cravação e no uso devem ser sempre tomados.


Designer Maria Antonelle






Designer Juliana Caliman Dadalto

 




POR: GHARIMPEIRA




Nenhum comentário:

Postar um comentário