quarta-feira, 21 de março de 2012

Rótulos mais caros recebem notas altas

Imagem: ultimosegundo.ig.com.br
Prova de vinhos com a uva Nero D'Avola revela: Rótulos mais caros recebem notas altas. Mas diferença não é grande em relação àqueles de preço médio.
A expressão virou lugar comum, mas é irresistível: o vinho com a uva Nero d’Avola exprime a alma da Sicília. E há muito tempo.
Credita-se aos fenícios o início do plantio de videiras na grande ilha ao sul da Itália, mas sabe-se com certeza que os gregos e depois os romanos expandiram essa cultura baseados na boa receptividade do solo e do clima locais, inclusive nas terras negras em torno do vulcão Etna.
Se o doce vinho Marsala também faz as honras da ilha, sobretudo a partir do século 18, a dócil Nero d’Avola traz uma certidão de nascimento inequívoca, embora não se consiga determinar a data com precisão. Os historiadores indicam com certeza que nos anos 800 o vinho feito com ela era exportado para a França, onde era usado para dar cor e corpo aos produtos locais menos vigorosos.
Leia mais em: http://www.gula.com.br/brancos-tintos/degustacao/a-otima-da-sicilia.html

3 comentários:

  1. Olá Daniella, tudo bem?! Vi seu blog na revista da Bobstore e vim aqui dar uma espiada... Adorei o blog e vou seguir!
    Agora preciso de uma ajudinha sua se não for abusar.. rsrs Vou casar no fim de agosto desse ano e gostaria de saber se vc tem um bom rótulo de vinho tinto e outro de espumante p me indicar. Os dois na faixa de preço entre 50 e 75 reais. O casamento vai começar as 17:00 e termina as 23:00. O jantar será carne, massa e frango. Obrigada desde já, Isa

    ResponderExcluir
  2. Oi Isa, tudo bem!
    Obrigada, fico feliz que você esteja nos acompanhando.
    O casamento é um evento muito festivo, alegre e eu adoro os vinhos espumantes, pode até ser um rosé que está super in. O importante é escolher um vinho que será servido durante toda a festa, eu te indico os espumantes nacionais, Vallontano Brut, 130 Brut da Casa Valduga ou Chandon. Quanto ao vinho tinto, precisa ser um vinho de corpo médio, para poder acompanhar os pratos do buffet, que geralmente são bem variados. Gosto muito dos chilenos e a vantagem é que o preço também é bem legal. Para calcular a quantidade considere espumante 1/2 garrafa por pessoa e o vinho tinto 1 garrafa para 5 pessoas.
    Mil felicidades!!
    Cheers

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Daniella! Fizemos uma degustação desses espumantes e optamos pelo 130 Brut Casa Valduga! Ótima dica!!! Bjos Bjos

    ResponderExcluir