terça-feira, 25 de setembro de 2012

VINÍCULAS GOURMETS


Grande hit dos roteiros de turismo pelo Sul do País, os almoços e jantares oferecidos aos visitantes pelos vinhedos agora são harmonizados e conquistam cada vez mais os amantes da boa mesa e da boa taça


Aquele ditado popular sobre conquistar alguém pelo estômago também vale para quem visita algumas vinícolas do Rio Grande do Sul, das mais simples às líderes de mercado – onde os visitantes não somente provam os vinhos ali produzidos, como também degustam as especialidades da culinária da região e se deparam, na maioria das vezes, com uma mesa farta de embutidos, polenta, queijos e massas, após uma longa e divertida maratona pelos vinhedos.
Diante do crescente interesse dos visitantes em saber mais, e dessa oportunidade de estreitar os laços com os clientes, a vinícola Salton lançou a moda que fez sucesso e depois foi repetida também por outras vinícolas: os jantares harmonizados. “Além de visitarem os vinhedos, damos aos clientes a experiência de conhecerem e harmonizarem nossos vinhos com algumas receitas, algo que possam fazer em casa, uma forma de educar o paladar para a relação entre vinho e comida”, diz Vinícius Santiago, sommelier da Salton.




No caso da Salton, os jantares são realizados na cave do centenário casarão da vinícola. “Temos uma primeira linha de cardápio, mais tradicional, com pães, espaguete à carbonara e o tradicional prato gaúcho, o galeto ao primo canto – pratos típicos servidos no jantar harmonizado ao término da visitação”, diz a chef de cozinha Idana Spassini, responsável pela montagem do menu. “Mas também temos outra linha de jantares, com temas específicos e receitas mais elaboradas, como Croque Monsieur dos Jetsons (famoso sanduíche francês), Risoni ou o Pot au cordon”, explica a chef, que às vezes, por falta de produtos, acaba fazendo algumas modificações e viagens frequentes a São Paulo. ”Não temos muita variedade de ingredientes aqui, mas eu sempre busco em outros mercados ou trago das viagens que faço. Tudo para agradar os clientes”, diz.
As musas gregas serviram de inspiração aos encontros realizados este ano pela vinícola – como Talia, a musa da comédia, e Urânia, musa das estrelas. “A Idana cria os pratos em cima do tema e eu seleciono os vinhos mais indicados para a harmonização. É muito bom ver a reação dos clientes ao sentirem a combinação da comida e bebida, eles ficam surpreendidos”, diz Vinícius.
Com o sucesso, os encontros gastronômicos, antes realizados somente dentro da vinícola, hoje são promovidos também em alguns hotéis e restaurantes na vizinha Gramado. “Aprendi muito nesses encontros, foi bom ver que cada tipo de vinho tinha um sabor diferente ao ser harmonizado com determinado prato”, diz Daniela Stein, que curtiu a saborosa viagem enogastronômica.

Salton
Rua Mário Salton, 300 – Distrito de Tuiuty – Bento Gonçalves – RS – Tel.:             (54) 2105 1000      


Texto Por Go Where Gastronomia





Nenhum comentário:

Postar um comentário