sexta-feira, 13 de abril de 2012

Tributo a Ronald Searle


Os esnobes do mundo do vinho já tiveram como algoz o cartunista Ronald Searle, um dos grandes artistas gráficos britânicos, que morreu na virada do ano, aos 91 anos, e continua ainda hoje recebendo homenagens pelo mundo. Nascido em Cambridge, Searle morreu em Draguignan, Haute Provence, região de belos vinhedos, onde vivia desde 1975, cercado por uma adega medieval com 500 garrafas, bebidas sem pretensão, como parte do ritual à mesa.

O humor cáustico do artista, em publicações de prestígio como Life, The New Yorker e Le Monde, atingia toda a classe política, os costumes ingleses (St. Trinian's fez sucesso ao criticar o sistema educacional inglês) e, ultimamente, as mazelas do mundo globalizado.

Duas coleções de desenhos especiais ("Something in the Cellar" e "Illustrated Winespeak") satirizam os críticos de vinho. Segundo ele, com seu linguajar cifrado, o crítico faz tanto mal ao mundo do vinho quanto à própria língua. Os desenhos publicados nesta página foram inspirados em jargões autênticos de degustadores de plantão.

Fonte: Diário do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário